sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Anel no dedo...


By César Elias

Desde antes de Cristo os RITOS DE PASSAGEM já balizavam a sociedade. Desde a circuncisão dos judeus, iniciação dos indígenas, funerais faraônicos e, é claro, cerimônias pluriculturais de casamento. A vida ainda é feita de ritos de passagens, adaptados, com sutileza, às nossas realidades.

Minha prima menor formou-se na 1ª série e oradora foi, recebeu anel e vestiu-se de toga e beca; outro primo, careca, é bixo da medicina. Debutar saiu de moda, mas 15 anos ainda é um marco na vida das meninas. Temos ainda os velórios floridos que, infelizmentem, nunca sairão de voga.

Mais do que simples tradições, somos DEPENDENTES desses ritos. Eles marcam as mudanças nas nossas vidas e ajudam a elaborar as transformações.

Há os defensores das uniões estáveis, do ajuntamento “test drive” ou do “deixa a vida me levar”.
Eu não… sou militantes desses rituais. Cada passagem merece uma comemoração, que nos faça refletir a importância de cada momento, cada segundo vivido.


O nosso rito da hora é o do anel no dedo
…e que venham os demais!!

6 comentários:

DILERMArtins disse...

Mas bah!
Sou francamente a favor dos ritos...Entendo que são o tempero do molho de nossa cultura.

Francisco Sobreira disse...

Caro DILERMArtins,
Que 2009 seja de amor, paz, saúde. Um abraço.

neide disse...

São os ritos que fazem os momentos ficarem mais especiais.

Feliz 2009 com muita paz, saúde, prosperidade e muito amor.

Bjs em seu coração,

Anônimo disse...

E que venham os demais, filho!
Como tu, eu sou francamente a favor dos ritos.
Anel no dedo...
Bênçãos de Deus.
Muita alegria!
Muita fé no coração!
Muito amor da tua mãe, sempre orgulhosa de ti!
Regina

Christian disse...

E isso ai, voces merecem. Espero que no ano que vem eu possa estar ai com toda a familia e o afilhado(a) de voces para o casamento e batisado.

Luci disse...

ah, mas eu não sabia! foi ontem?
tô fazendo um, especialmente para vc.
felicidade 100pre!
bs