sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Rio Grande - Cidade do Mar





Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva,

Coisas do Meu Brasil II.













Eu poderia falar:
Que na cidade de Rio Grande, nasceu o Rio Grande do Sul, com o desembarque, em 1737, do Brigadeiro José da Silva Paes;






Eu poderia falar:
Dos casarões antigos das fachadas azulejadas, das igrejas…Da catedral de São Pedro, em estilo barroco ou da igreja do Carmo, em estilo gótico, do prédio da Alfândega em estilo colonial, das praças, do monumento a Silva Paes, do túmulo de Bento Gonçalves da Silva, das Lojas Macônicas;










Sobrado azulejado, Prédio-monumento da Alfândega, Igreja do Carmo e Matriz de São Pedro Imagens do Google



Eu poderia falar:
Da Biblioteca, a maior e mais antiga do Estado, com mais de 400 mil exemplares, do Museu Oceanográfico, da Fundação Universidade de Rio Grande, da Universidade Atlântico Sul;

Eu poderia falar:
Do 5º Distrito Naval, 6º Grupo de Artilharia de Campanha;
Eu poderia falar:
Do Porto Velho, Porto Novo, Super Porto, dos Molhes da Barra ;
Eu poderia falar:
Da Industria da Pesca, de Fertilizantes, da Refinaria de Petróleo, a mais antiga do país, 07/09/1937, do Dique Seco e da construção da Plataforma de Petróleo P53;








Porto de Rio Grande, Molhes da Barra e Saída da Plataforma P53 - Imagens do Google





Eu poderia falar:
Da Reserva Ecológica do Taim, da Praia do Cassino;
Eu poderia falar:
Do Sport Club Rio Grande é o mais antigo clube de futebol do Brasil;
Eu poderia falar:
Da cultura e das riquezas desta terra !





Mas prefiro dizer apenas:

Não sou natural do Rio Grande, escolhi viver aqui, não pelas belezas naturais, que são muitas, ou pela abundância de oportunidades, que atraem gente de todo o país e até estrangeiros, mas porque fui encantado pela hospitalidade de seu povo, que com alegria e solidariedade recebe a todos de braços abertos, numa espécie de sintonia com os Molhes da Barra, que estendem seus braços em direção do mar e acolhem as embarcações para a segurança do porto !

4 comentários:

Fernando Amaral disse...

Trilegal. E por onde anda o bom Rio Grande, o time?

Abraço! E obrigado pela visita.

Serena Flor disse...

Esta blogagem está nos dando a chance de conhecer o nosso Brasil, tão pouco conhecido por nós brasileiros e também a chance de conhecer novos amigos e isto é muito bom! Beijos e obrigada pela visita meu amigo.
Parabéns pelo seu post...ficou ótimo!

Anônimo disse...

Diler, obrigada por participar dessa coletiva. Perdoe-me por demorar a vir ler seu texto, mas essa viagem pelo Brasil é longa.

Dalva Nascimento disse...

Boa noite, Diler. Só hoje consegui publicar teu posto da Blogagem Coletiva Interlúdio com Florbela no Blog... Desculpe o meu atrasado devido a problemas com conexão, e obrigada por teu carinho com a blogagem!
Quando puder dá uma passadinha e veja se gosta:
http://interludioemflorcomflorbela.blogspot.com/
Abraços!