quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Zumbi dos Palmares

Hoje é dia de festa em União, é assim, simplificando que o povo se refere a União dos Palmares, cidade alagoana, distante 85 km de Maceio, União...Não é lindo? Eu acho um Luxo! União, para disignar uma cidade que vive aos pés da Serra da Barriga. Serra hoje, transformada em sitio arqueológico, tombada pelo Patrimônio Histórico, mas que no passado abrigou o Quilombo dos Palmares...

Morei em União, nos anos 80, da casa onde morava se via a Serra da Barriga... A proximidade com aquele local histórico, onde tantos sangraram em busca de liberdade sempre me emocionou. Sou amigo dos pobres, dos desgraçados que sofrem, que choram, que têm fome, dos que clamam pelo Direito e pela Justiça ... Pisar um local onde todos esses princípios e muitos outros foram contrariados foi penoso! Espero que esta postagem, mais do que homenagem à Zumbi, sirva pra despertar não a Consciência Negra, mas a Consciência de Todos em nosso País.





Zumbi herói de Palmares, herói negro brasileiro



Brasília, 19/11/07 - No dia em que é inaugurado em Alagoas o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o Portal Palmares conta no espaço Memória Negra, a história de vida de nosso maior líder negro: Zumbi dos Palmares:
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.
No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.
Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu "governo" a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.


Pesquisa: Oscar Henrique Cardoso, ACS/FCP/MinC

Nenhum comentário: