sábado, 4 de outubro de 2008

Xadrez - Regras

Regras

Objetivo
O objetivo final é render o rei adversário.


Posição inicial
Cada jogador começa com 16 peças, dispostas na primeira linha na seguinte sequência: torre, cavalo, bispo, rei e dama (a dama na casa da sua cor), bispo, cavalo e torre. Na segunda linha 8 peões. Note que a torre da direita deve estar em uma casa branca.
As brancas começam.




Movimentos
A cada vez um jogador faz um movimento. As peças tem movimentação diferenciada, o que faz com que tenham valores diferentes. Veja em resumo como se comportam as peças:


Rei - é a peça mais valiosa pois se capturado a partida termina; pode movimentar-se em qualquer direção, mas só uma casa; não pode se mover para uma posição em que possa ser imediatamente capturado.





Dama ou Rainha – é a peça mais poderosa; pode ir para qualquer direção e quantas casas desejar








Torre – movimenta-se na horizontal ou na vertical.


















Bispo – movimenta-se na diagonal.









Cavalo – movimenta-se uma casa na diagonal e uma casa na horizontal ou vertical, afastando-se do ponto de que partiu; é a única peça que pode pular outras no seu caminho






Peão – movimenta-se uma casa para frente (da posição inicial pode avançar duas casas de uma vez); captura avançando uma casa na diagonal (é a única peça cujo movimento na captura é diferente do movimento normal); nunca pode recuar; se chegar até a última casa de uma fila é promovido a qualquer outra peça (só não um rei).




Captura - se dá por substituição; uma peça que tomar o lugar de uma peça adversária a terá capturado; a peça capturada sai do jogo; não é permitido capturar uma peça da sua própria cor.





Xeque - quando o rei é ameaçado, está em xeque; se não tiver defesa, é xeque-mate e final de partida. A defesa contra um xeque pode ser de três tipos: mover o rei, capturar a peça que está dando xeque ou colocar uma peça entre a peça que está dando xeque e o rei (a não ser que seja um cavalo, pois ele pode saltar sobre as outras peças).

Roque
- um movimento especial em que o rei avança duas casas na direção da torre e a torre salta por cima do rei. Pode ser feito com qualquer uma das duas torres, mas para isso é preciso que nem o rei nem a torre tenham ainda se movido. Além disso, é proibido fazer roque quando se está em cheque ou uma das casas por onde o rei passará estiver sob ataque.



En passant - assim que um peão avança duas casas, se ele parar ao lado de um peão adversário, o peão adversário pode capturá-lo avançando em diagonal, como se o primeiro peão tivesse avançado apenas uma casa e não duas.




Final de jogo
Se um jogador der xeque-mate no outro, ele vence. Se um jogador não puder mover nenhuma peça mas não estiver em xeque, a partida é considerada empatada. Se um jogador não tiver material suficiente para dar xeque-mate no outro (pelo menos uma dama ou uma torre ou dois bispos ou um bispo e um cavalo ou um peão, que possa ser promovido), também é empate. Ainda é possível que, em qualquer momento do jogo, os dois jogadores de comum acordo considerem a partida como empatada. Um jogador que achar que não tem mais chance, pode abandonar a partida, dando a vitória ao adversário.Empate por Xeque contínuo ou perpétuo, ocorre quando um dos jogadores podera fazer xeque, sem mate, indefinidamente.Empate por repetição de jogadas, quando a mesma jogada se repete por três vezes, tanto por parte das brancas quanto por parte das negras. Nesse caso um dos jogadores deve pedir o empate antes que as peças sejam movimetadas novamente.




Fontes: Xadrez virtual, Jogos Antigos, Jogos Tradicionais

3 comentários:

César Elias disse...

ta bem... dessas regras ai eu já passei!! Quero ver colocar as saídas de jogo, mas aí literalmente "armar o inimigo"! hehehe
vou botar a nira pra ler pra poder praticar. abraço

Christian disse...

Mas ai e que ta Cesar. Se tu estudares as mesmas saidas de jogo que o pai joga a anos ele vai te ganhar sempre. Minha dica e aprender movimentos de meio de jogo como pregar pecas e cheques descobertos e aprender aberturas que ele nao esta acostumado a fazer. Se abrir com "joco piano" vais perder!

César Elias disse...

Valeu pela dica, cascata... mas sem ter estudado eu já ganhei uma dele. Imagina se resolver estudar?!? hehehe no momento tem algo menos ludico, mas não menos nobre pra estudar: Medicina! ...mas me aguarda a medio longo prazo... uhehuehue